sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Não sou muito dada a pintura, mas tive, por obrigação, que estudar algumas obras de pintores famosos.
Não compreendo pintura, não sei interpretar um quadro, não sei analisar uma obra, não compreendo a ordem das pinceladas nas telas, e tenho, na maior parte das vezes, dificuldade em compreender a ideia subjacente.

Aos catorze ou quinze anos descobri Frida Kahlo.
A primeira vez que vi um quadro da pintora foi num livro de pintura, nesse dia, ao contrário de todas as outras vezes, perdi cinco minutos a tentar perceber o quadro que ainda hoje é o meu eleito como sendo o melhor da sua obra. 

Fiquei curiosa e comprei um livro sobre a pintora. Depois desse livro comprei mais quatro. Hoje, considero-me uma mais ou menos entendida em Frida. 

Há uns anos fui ver uma exposição das suas obras ao CCB. “As duas Fridas” toca-me na alma, por toda a carga que carrega, por ser claro, real, sentimental e sofrido. Nunca, em meu entender, um quadro foi tão sentimentalmente objectivo. E há alturas em que eu me sinto exactamente como este quadro. Precisamente assim:


"Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor."
Frida Kahlo

1 comentário:

  1. Frida Kahlo... uma vida curta, muito intensa, vida sofrida "no corpo e na alma"... belas obras de arte. Quem consegue dizer assim uma frase de si..... é que nem toda gente se conhece da "pele às entranhas"

    bj carla nunes ;)

    ResponderEliminar